Make your own free website on Tripod.com
    
         ... ASSIM DIZ O SENHOR  ...

  RETORNAR PARA A PÁGINA ESTUDOS

 RETORNAR PARA A PÁGINA  INICIAL

XIII – Um  Dia Especial -  Êxo. 16:25. 

        No princípio, criou Deus os céus e a terra e tudo que nela há, em seis dias literais... Crê, o irmão, que Deus tem poder para tal ou acha que Ele precisaria de milhares de anos para fazer isto? (Aqui não se aplica o princípio dia/ano por não se tratar de uma profecia envolvendo tempo!) Veja que Deus, um Deus de criação, um dia – a mais ou menos 8.000 anos atrás – veio a esta parte do Universo tão infinito quanto Ele e organizou, e criou a vida neste planeta azul.

No primeiro dia veio e trouxe a Sua luz... Veja: Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. (Gên. 1:5 RA). Como no princípio havia trevas (tarde = noite; a parte escura de um dia de 24 horas) e, ao criar a luz, fez Deus o dia (manhã = a parte clara de um dia de 24 horas). Desde então os dias começam  ao por do sol, ou seja: vai de um por do sol ao outro – cf. Lev. 23:32. No segundo dia fez este céu que nós enxergamos, ou seja: a atmosfera que nos envolve; no terceiro dia criou as árvores e só no quarto dia fez o Sol e a Lua. Vale a pena lembrarmos de um fato natural e científico: as plantas não sobrevivem ou produzem frutos sem a luz do Sol (na presença da luz solar realizam a fotossíntese, convertendo assim, luz em alimento) e, portanto não sobreviveriam num dia de mil anos sem a luz solar. No quinto dia criou toda a vida marinha e no sexto dia toda a vida animal, inclusive o ser humano, a razão de ser da criação divina! E o Sétimo Dia? Deus não fez nada? Fez! Criou o Sábado! E descansou, dando-nos o exemplo... Pois fizera o sábado para o nosso refrigério!

        Pergunta: Qual é o Dia de Descanso dado por Deus?  Êxo. 20:8-11. Para benefício de quem foi dado o Sábado? Mar. 2:27 (Assim como a Bíblia foi feita por causa do homem; a Santa Ceia; o Casamento; a Mulher; etc). Como vimos, foi na criação que Deus instituiu o Sábado -  Gên. 2:1-3. E, desde então o Seu povo respeitou este dia. Qual era o dia que o Senhor Jesus Cristo guardava?  Luc. 4:16. E, mesmo na dor, a Sua mãe Maria, também continuou a guardar este dia -  Luc. 23:56. Os apóstolos também continuaram a guardar este dia Sagrado: Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, (Atos 17:2; 18:3e4).

Isto, mais de 30 anos depois da ressurreição de Cristo! Este dia de Descanso foi, e ainda  é, e será eternamente o dia do Senhor! A Base de toda a adoração é o fato de que Deus nos criou – Apoc. 4:11; e a Sua mensagem final à humanidade – Apoc. 14:6e7 – é um chamado à adoração do criador. E o Sábado foi instituído como um memorial à criação.  Isa. 66:22e23.

 Apoc. 1:10;  Mat. 12:8;  Jer. 17:27;  Mat. 24:20;  I João 5:1-3; 2:6.

          Como sabemos, Deus (Jesus Cristo) subiu aos céus para preparar-nos lugar na Nova Jerusalém! (João 14:3). Em sua segunda vinda Ele nos resgatará para Si e então iremos morar com Ele, nos céus. (I Tes. 4:16; Fil. 3:20). Após 1.000 anos a cidade Santa descerá dos céus e suas portas se abrirão e então sairemos para habitar na Terra restaurada por Deus! (Apoc. 21:1-3).

          Que devo fazer: 1 – Ter cuidado para não profanar o Sábado -  Isa. 56:2. 2 – Santificar o Sábado, fazendo a vontade de Deus -  Isa. 58:13e14. 3 – Obedecer a Deus, antes que aos homens -  Atos 5:29. 4 – Neste dia devemos nos abster das tarefas do dia a dia e as que são remuneradas e nos dedicarmos ao Senhor, orando, indo à Sua igreja e fazendo trabalhos missionários –  Atos 16:13.

 

Minha Decisão 13: CREIO QUE O SÁBADO É O DIA DO SENHOR. PROMETO RESPEITÁ-LO...

 

                                           

                                                    RETORNAR PARA O INÍCIO DESTA PÁGINA

                                                        RETORNAR PARA A PÁGINA ESTUDOS

                                                        RETORNAR PARA A PÁGINA  INICIAL